sábado, 16 de abril de 2016

Meu Nome - Minha Identidade

A Disciplina "Projeto de Vida", neste ano de 2016, ministrada pelo professor Lindomar Araujo, está sendo desenvolvida no Ateliê de Arte Outras Mídias.
A proposta no 1º bimestre é reforçar a autoestima dos alunos e potencializar a formação para os valores, trabalhando com a história de cada um dos alunos.


Inicialmente, trabalhamos a importância do respeito, da solidariedade e de outros valores que os alunos consideravam essenciais fortalecermos em nosso cotidiano.


A aula seguinte foi sobre a criação de "Acróstico", que propunha, novamente, a potencialização e desenvolvimento dos valores humanos, à partir do próprio nome.



Em outra aula, iniciamos um trabalho que foi bem divertido, com o professor dialogando com os alunos e abordando, numa linguagem acessível aos alunos, sobre as angústias que todos têm, os medos, as inseguranças, etc. Dessa abordagem, sugeriu que fosse realizada uma projeção dessas sensações à partir do seu próprio nome, com desenho/recorte/pintura/colagem.
Eles, os alunos, deram o nome de "Nossos Bichos".



Trabalhar o preenchimento da própria "Certidão de Nascimento" e "Documento de Identidade", possibilitou o resgate da memória afetiva, um elo maior com os familiares e a consciência cidadã. 
A contextualização desse trabalho esteve sempre baseado em questões da individualidade de cada um. Muitas outras indagações sobre as relações dos próprios alunos no cotidiano escolar se fizeram presente, como o medo de expôr o nome da mãe para não ser xingado posteriormente. A relação dos valores e contra-valores estiveram presentes a todo momento.
Foi uma atividade muito valiosa/valorosa.


Criação de Monogramas
Os alunos, nessa ação pedagógica, aprenderam o que é um monograma.
O professor abordou a teoria das cores e mostrou o efeito do "Disco de Newton", produzido em sala, com cartolina, lápis de cor e barbante.
A eleição de um amigo e um professor para criar um monograma os levou a realizar juízo de valores e a expôr sentimentos.
A atividade exigiu que fizessem pesquisa de imagens na internet, de forma colaborativa, pois foi explicado que a criatividade é um processo de maturação, que é fruto do trabalho e observação atenta.


Num papel paraná (2mX2m), os alunos foram criando um grande "Acróstico", utilizando tintas e pincel.
(Imagem não definitiva-apagaremos os traçados feitos por duas alunas)

Todos os alunos da Rede de Ensino da Prefeitura do Rio receberam em seu "quite escolar", dois cadernos em tamanho A5 (veja na mão do aluno, na imagem abaixo), que utilizamos para registro e colagem de todas as atividades propostas.
Este caderno foi nomeado de "Passaporte para o Futuro".
Nesse contexto, propomos que os alunos realizassem uma autoavaliação e, também, propusessem a qualquer adulto de sua casa que verificasse as atividades e realizasse um registro avaliativo. O objetivo, dentre outros, é integrar os familiares às ações pessoais do aluno, podendo observar e participar da construção do seu "Projeto de Vida".


Veja todas as imagens do processo de produção.

Quero parabenizar meus queridos alunos e agradecer à coordenação da escola, por legitimar o meu trabalho e dos demais professores que também lecionam Projeto de Vida.
LINDOMAR ARAUJO

3 comentários:

  1. Projeto de Vida é um dos eixos do tipo de escola do qual participamos : Ginásio Carioca. No cotidiano da escola é trabalhado de forma assistemática em todos os momentos e de forma sistematizada na disciplina que recebe este mesmo nome e dispõe de duas aulas semanais para cada turma, com orientações e planejamento próprios. Em 2016, quatro professores estão atuam na disciplina Projeto de Vida. São os quatro professores de arte da escola, Lindomar, Luzinete, Marco Aurélio e Petter, que com muita competência e envolvimento vem realizando um trabalho maravilhoso com nossos alunos. Neste blog vemos as fotos das aulas do prof Lindomar, mas o trabalho é planejado em grupo e todos os professores realizam as mesmas atividades.
    Parabéns professor Lindomar, por sua criatividade, dedicação, competência e grande carinho na realização destas aulas!
    Parabéns alunos por perceberem o quanto é importante investir no futuro e o quanto nós, professores, estamos dispostos a colaborar no sucesso de cada um de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querida Inês, obrigado pela visita e complementação. Isso tudo bem acontecendo por nos articularmos sob sua coordenação.
    Bjs

    ResponderExcluir

Autor do Blog

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil
Lindomar da Silva Araujo. Mestrando em Artes Cênicas. Professor de Artes Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME), vinculado ao Ginásio Experimental de Artes Vicente Licínio Cardoso. Possui Pós-graduações em Tecnologia Educacional e em Psicomotricidade. Graduado com Licenciatura Plena em Dança, pela Universidade da Cidade. 1º lugar nos Prêmios Anísio Teixeira de 2016, 2015 e 2008, na área de Tecnologia e Educação. Produtor de aulas digitais do Portal Educopédia (SME/RJ), de 2010 a 2014. Prática na docência superior em disciplinas articuladas ao segmento da Arte-Educação, na UniBennett. Diretor Geral do Ginásio Experimental Carioca André Urani, em 2012. Professor de Arte da Secretaria Estadual de Educação/RJ (1999-2008), com dedicação ao Núcleo Avançado em Educação - NAVE (2009-2011). Professor de ballet/dança em escolas de dança e artista bailarino na TV Globo e TV Manchete durante quinze anos, simultaneamente, atuando em palcos nacionais e internacionais.