PROJETO DE VIDA[1]
A proposta curricular da disciplina Projeto de Vida vem oferecer ao aluno condições concretas para
pensar, planejar, discutir e avaliar escolhas e opções sobre o seu futuro. Cada
aluno terá um “Diário de Bordo”, para registrar as atividades, reflexões e
avaliações de todo o processo de construção dos seus sonhos. “A escrita
materializada, dá concretude ao pensamento, dando condições assim de voltar ao
passado, enquanto se está construindo o presente ‘e planejando o futuro’[2].
É neste sentido que o registro escrito amplia a memória e historifica o
processo, em seus momentos e movimentos, na conquista do produto de um grupo”[3]. Neste
planejamento todas as possibilidades de articulação com os Princípios
Conceituais estarão atrelados aos Conceitos de Espaço, Tempo e Transformação,
em consonância com a MULTIEDUCAÇÃO[4].
_________________1º e 2º BIMESTRES__________________
PRINCÍPIO EDUCATIVO – LINGUAGEM, MEIO
AMBIENTE E IDENTIDADE[5].
Atualmente, vivemos numa sociedade de modelo “rizomático”[6], com
identidades móveis, múltiplas, pessoais, auto-reflexivas e transitórias,
desvelando uma série de papeis e normas combinadas. Este panorama gera uma
diversidade sociocultural, que tende provocar olhares distanciados dos próprios
sujeitos, numa perspectiva de analise e reflexão do seu “Eu”, com
auto-redimensionamento no tempo e espaço cotidiano. “A identidade é um conceito
que se define na prática, no cotidiano vivido. (...) A identidade nunca é um
processo acabado”[7].
O tempo e o espaço no cotidiano escolar vêm, cada vez mais, extrapolando as
fronteiras do concreto ao integrar o virtual e a esfera do sonho, da
prospecção.
NÚCLEO CONCEITUAL: EU
COMIGO MESMO.
No 1º e 2º bimestre, trabalharemos com o foco na constituição identitária de cada
sujeito, de cada aluno, proporcionando a reflexão e transformação de atitudes,
posturas, conceitos e preconceitos já incutidos, numa simbiose sociocultural,
emergentes dos diferentes meios e mídias.
Objetivos
- Identificar as características da própria personalidade;
- Estabelecer relações de
participação do aluno no contexto familiar, social e cultural;
- Compreender e estabelecer valores
para a convivência social;
- Relacionar valores e atitudes;
- Realizar
conexões das memórias do seu passado com o presente.
Temas Geradores
- É bom ser do bem. (desenvolver o
conhecimento sobre os valores humanos);
- Sonho meu... (Resgatar e trabalhar um
ou mais sonhos de infância);
- Olha eu aqui! (Trabalhar o próprio nome
de forma criativa);
- Aqui é o meu lugar. (Trabalhar
plasticamente a vista aérea do local onde mora, identificando pontos de
encontro e convivência sociocultural);
- Meu caminho.
(trabalhar mapa da região em que se situa a escola, de forma criativa e
colaborativa, registrando trajetos casa-escola-casa);
- Muito prazer!
Eu sou... (Criar ficha sociocultural, árvore genealógica ou de Costado,
Autorretrato ou caricatura, etc);
- Como você me
curte? (Entrevista com diferentes grupos de convivência social – amigos,
familiares, professores, etc.).
[1] Estrutura de Planejamento elaborada por LINDOMAR DA
SILVA ARAUJO (Artes Cênicas).
[2] Grifo
meu.
[3] FREIRE, Madalena. Observação,
Registro, Reflexão – Instrumentos Metodológicos. Espaço Pedagógico, 1996.
IN: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Multirio. Caderno do Professor. Rio de Janeiro,
2005. P. 03.
[4] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Núcleo Curricular Básico.
Rio de Janeiro, 1996. P.
[5] Os Princípios Educativos e os Núcleos Conceituais são
referenciais situados no Núcleo
Curricular Básico da MULTIEDUCAÇÃO,
de 1996 e 2007(Temas em Debate).
[6] DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995.
[7] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Prlincípios Educativos e
Núcleos Conceituais. Rio de Janeiro, 2007. (Série Temas em Debates).
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