segunda-feira, 24 de junho de 2013

Referencial para 1º Semestre de PV




PROJETO DE VIDA[1]



A proposta curricular da disciplina Projeto de Vida vem oferecer ao aluno condições concretas para pensar, planejar, discutir e avaliar escolhas e opções sobre o seu futuro. Cada aluno terá um “Diário de Bordo”, para registrar as atividades, reflexões e avaliações de todo o processo de construção dos seus sonhos. “A escrita materializada, dá concretude ao pensamento, dando condições assim de voltar ao passado, enquanto se está construindo o presente ‘e planejando o futuro’[2]. É neste sentido que o registro escrito amplia a memória e historifica o processo, em seus momentos e movimentos, na conquista do produto de um grupo”[3]. Neste planejamento todas as possibilidades de articulação com os Princípios Conceituais estarão atrelados aos Conceitos de Espaço, Tempo e Transformação, em consonância com a MULTIEDUCAÇÃO[4].


_________________1º e 2º BIMESTRES__________________


PRINCÍPIO EDUCATIVO – LINGUAGEM, MEIO AMBIENTE E IDENTIDADE[5].
 
Atualmente, vivemos numa sociedade de modelo “rizomático”[6], com identidades móveis, múltiplas, pessoais, auto-reflexivas e transitórias, desvelando uma série de papeis e normas combinadas. Este panorama gera uma diversidade sociocultural, que tende provocar olhares distanciados dos próprios sujeitos, numa perspectiva de analise e reflexão do seu “Eu”, com auto-redimensionamento no tempo e espaço cotidiano. “A identidade é um conceito que se define na prática, no cotidiano vivido. (...) A identidade nunca é um processo acabado”[7]. O tempo e o espaço no cotidiano escolar vêm, cada vez mais, extrapolando as fronteiras do concreto ao integrar o virtual e a esfera do sonho, da prospecção. 



NÚCLEO CONCEITUAL: EU COMIGO MESMO.


No 1º e 2º bimestre, trabalharemos com o foco na constituição identitária de cada sujeito, de cada aluno, proporcionando a reflexão e transformação de atitudes, posturas, conceitos e preconceitos já incutidos, numa simbiose sociocultural, emergentes dos diferentes meios e mídias.


Objetivos


- Identificar as características da própria personalidade;
- Estabelecer relações de participação do aluno no contexto familiar, social e cultural;
- Compreender e estabelecer valores para a convivência social;
- Relacionar valores e atitudes;
- Realizar conexões das memórias do seu passado com o presente.

Temas Geradores

- É bom ser do bem. (desenvolver o conhecimento sobre os valores humanos);
- Sonho meu... (Resgatar e trabalhar um ou mais sonhos de infância);
- Olha eu aqui! (Trabalhar o próprio nome de forma criativa);
- Aqui é o meu lugar. (Trabalhar plasticamente a vista aérea do local onde mora, identificando pontos de encontro e convivência sociocultural);
- Meu caminho. (trabalhar mapa da região em que se situa a escola, de forma criativa e colaborativa, registrando trajetos casa-escola-casa);
- Muito prazer! Eu sou... (Criar ficha sociocultural, árvore genealógica ou de Costado, Autorretrato ou caricatura, etc);
- Como você me curte? (Entrevista com diferentes grupos de convivência social – amigos, familiares, professores, etc.).
 





[1] Estrutura de Planejamento elaborada por LINDOMAR DA SILVA ARAUJO (Artes Cênicas).

[2] Grifo meu.

[3] FREIRE, Madalena. Observação, Registro, Reflexão – Instrumentos Metodológicos. Espaço Pedagógico, 1996. IN: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Multirio. Caderno do Professor. Rio de Janeiro, 2005. P. 03.

[4] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro, 1996. P.

[5] Os Princípios Educativos e os Núcleos Conceituais são referenciais situados no Núcleo Curricular Básico da MULTIEDUCAÇÃO, de 1996 e 2007(Temas em Debate).

[6] DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995.


[7] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Prlincípios Educativos e Núcleos Conceituais. Rio de Janeiro, 2007. (Série Temas em Debates).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autor do Blog

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil
Lindomar da Silva Araujo. Doutorando e Mestre em Artes Cênicas. Professor de Artes Cênicas na Prefeitura do Rio de Janeiro (SME). Atualmente dirige o Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles. Possui Pós-graduações em Tecnologia Educacional e em Psicomotricidade. Graduado com Licenciatura Plena em Dança. Premiado em 1º lugar nos Prêmios Anísio Teixeira de 2016, 2015 e 2008, na área de Tecnologia e Educação. Produtor de aulas digitais para o Portal Educopédia (SME/RJ), de 2010 a 2014. Prática na docência superior em disciplinas articuladas ao segmento da Arte-Educação, na UniBennett. Foi Diretor Geral do Ginásio Carioca André Urani, em 2012. Professor de Arte da Secretaria Estadual de Educação/RJ (1999-2008), com dedicação ao Núcleo Avançado em Educação - NAVE (2009-2011). Professor de ballet/dança em escolas de dança e artista bailarino na TV Globo e TV Manchete durante quinze anos, simultaneamente, atuando em palcos nacionais e internacionais.