segunda-feira, 24 de junho de 2013

Referencial para 1º Semestre de PV




PROJETO DE VIDA[1]



A proposta curricular da disciplina Projeto de Vida vem oferecer ao aluno condições concretas para pensar, planejar, discutir e avaliar escolhas e opções sobre o seu futuro. Cada aluno terá um “Diário de Bordo”, para registrar as atividades, reflexões e avaliações de todo o processo de construção dos seus sonhos. “A escrita materializada, dá concretude ao pensamento, dando condições assim de voltar ao passado, enquanto se está construindo o presente ‘e planejando o futuro’[2]. É neste sentido que o registro escrito amplia a memória e historifica o processo, em seus momentos e movimentos, na conquista do produto de um grupo”[3]. Neste planejamento todas as possibilidades de articulação com os Princípios Conceituais estarão atrelados aos Conceitos de Espaço, Tempo e Transformação, em consonância com a MULTIEDUCAÇÃO[4].


_________________1º e 2º BIMESTRES__________________


PRINCÍPIO EDUCATIVO – LINGUAGEM, MEIO AMBIENTE E IDENTIDADE[5].
 
Atualmente, vivemos numa sociedade de modelo “rizomático”[6], com identidades móveis, múltiplas, pessoais, auto-reflexivas e transitórias, desvelando uma série de papeis e normas combinadas. Este panorama gera uma diversidade sociocultural, que tende provocar olhares distanciados dos próprios sujeitos, numa perspectiva de analise e reflexão do seu “Eu”, com auto-redimensionamento no tempo e espaço cotidiano. “A identidade é um conceito que se define na prática, no cotidiano vivido. (...) A identidade nunca é um processo acabado”[7]. O tempo e o espaço no cotidiano escolar vêm, cada vez mais, extrapolando as fronteiras do concreto ao integrar o virtual e a esfera do sonho, da prospecção. 



NÚCLEO CONCEITUAL: EU COMIGO MESMO.


No 1º e 2º bimestre, trabalharemos com o foco na constituição identitária de cada sujeito, de cada aluno, proporcionando a reflexão e transformação de atitudes, posturas, conceitos e preconceitos já incutidos, numa simbiose sociocultural, emergentes dos diferentes meios e mídias.


Objetivos


- Identificar as características da própria personalidade;
- Estabelecer relações de participação do aluno no contexto familiar, social e cultural;
- Compreender e estabelecer valores para a convivência social;
- Relacionar valores e atitudes;
- Realizar conexões das memórias do seu passado com o presente.

Temas Geradores

- É bom ser do bem. (desenvolver o conhecimento sobre os valores humanos);
- Sonho meu... (Resgatar e trabalhar um ou mais sonhos de infância);
- Olha eu aqui! (Trabalhar o próprio nome de forma criativa);
- Aqui é o meu lugar. (Trabalhar plasticamente a vista aérea do local onde mora, identificando pontos de encontro e convivência sociocultural);
- Meu caminho. (trabalhar mapa da região em que se situa a escola, de forma criativa e colaborativa, registrando trajetos casa-escola-casa);
- Muito prazer! Eu sou... (Criar ficha sociocultural, árvore genealógica ou de Costado, Autorretrato ou caricatura, etc);
- Como você me curte? (Entrevista com diferentes grupos de convivência social – amigos, familiares, professores, etc.).
 





[1] Estrutura de Planejamento elaborada por LINDOMAR DA SILVA ARAUJO (Artes Cênicas).

[2] Grifo meu.

[3] FREIRE, Madalena. Observação, Registro, Reflexão – Instrumentos Metodológicos. Espaço Pedagógico, 1996. IN: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Multirio. Caderno do Professor. Rio de Janeiro, 2005. P. 03.

[4] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro, 1996. P.

[5] Os Princípios Educativos e os Núcleos Conceituais são referenciais situados no Núcleo Curricular Básico da MULTIEDUCAÇÃO, de 1996 e 2007(Temas em Debate).

[6] DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995.


[7] RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. MULTIEDUCAÇÃO: Prlincípios Educativos e Núcleos Conceituais. Rio de Janeiro, 2007. (Série Temas em Debates).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autor do Blog

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil
Lindomar da Silva Araujo. Mestrando em Artes Cênicas. Professor de Artes Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME). Atualmente dirige o Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles. Possui Pós-graduações em Tecnologia Educacional e em Psicomotricidade. Graduado com Licenciatura Plena em Dança. Premiado em 1º lugar nos Prêmios Anísio Teixeira de 2016, 2015 e 2008, na área de Tecnologia e Educação. Produtor de aulas digitais para o Portal Educopédia (SME/RJ), de 2010 a 2014. Prática na docência superior em disciplinas articuladas ao segmento da Arte-Educação, na UniBennett. Doi Diretor Geral do Ginásio Carioca André Urani, em 2012. Professor de Arte da Secretaria Estadual de Educação/RJ (1999-2008), com dedicação ao Núcleo Avançado em Educação - NAVE (2009-2011). Professor de ballet/dança em escolas de dança e artista bailarino na TV Globo e TV Manchete durante quinze anos, simultaneamente, atuando em palcos nacionais e internacionais.